Domingo, 15 de Dezembro de 2019

DICAS DE SEGURANÇA NA INTERNET

Fique bem informado

você está lendo:
DICAS DE SEGURANÇA NA INTERNET


DICAS DE SEGURANÇA WEBNET

Se proteja: algumas dicas de segurança na internet

Mesmo com os avanços tecnológicos de proteção e segurança na internet, ainda há muitos casos de invasão e ataques na rede. É sempre essencial estar atento e tomar todos os cuidados possíveis para ter uma navegação pacífica e sem riscos.

Pensando nisso, destacamos algumas dicas de segurança na internet que, embora sejam básicas, podem servir para que você tome muito mais cuidado ao navegar. Confira!

 

Sem antivírus? Nunca fique sem!

Antivírus podem falhar? Sim. Entretanto, ficar sem eles, é muito mais prejudicial a sua segurança. Se estiver no ambiente empresarial, vale a pena até contratar um serviço pago de combate aos vírus, principalmente aos tão temidos spywares…

 

Senhas: Muito cuidado!!!

A dica é velha, mas eficiente: nunca utilize a mesma senha para todos as suas contas virtuais. Atualmente, diversos tipos de ataque acontecem por falhas desse tipo. Ou seja, assim que algum tipo de vírus entra em contato com sua máquina, ele consegue verificar todos os preenchimentos de usuário e senha. Se eles estiverem todos iguais, as chances dessas senhas serem clonadas são gigantes.

Busque sempre alternar os passwords e, se for o caso, utilizar métodos obsoletos para guardar essas informações, como cadernos e blocos de anotação.

Se por um acaso você notou que foi infectado, modifique essas informações o mais rápido possível. Obviamente, use outro dispositivo para fazer tais alterações. E no momento que estiver criando uma senha, varie entre maiúsculas e minúsculas, e jamais estabeleça uma sequência de números seguidos ou datas de aniversário.

 

Posso armazenar minhas senhas no navegador?

O método não é recomendado nem para o caso de um computador pessoal. Vários órgãos de defesa aconselham que você deve recusar o armazenamento de senhas e logins no seu navegador. Embora facilite sua navegação em muitos aspectos, a prática não assegura proteção ao seu notebook ou PC e é uma das dicas de segurança na internet mais valiosas. Lembre-se sempre do logout.

 

Sites não confiáveis

Sites recheados de pop-ups e com diversos “botões” de redirecionamento para outros endereços podem causar muitas complicações ao seu PC ou notebook. O mesmo vale para downloads “suspeitos”.

Por mais seguros que alguns desses sites possam parecer, o recomendado é optar pelas plataformas 100% protegidas, como Netflix, HBO Go, entre outros sistemas de Streaming.

 

 

 

 

Dicas de segurança na internet: atualizações

Você pode reduzir as chances de ataque atualizando o sistema constantemente. Isso, pois, no caso do Windows, a cada novo update, sistemas de segurança também são atualizados. Se preferir, há a possibilidade de configurar para que isso seja feito automaticamente (Windows Update).

Cuidados com os players de vídeo

Sabe quando você vai assistir um vídeo e ele pede que você instale um player para execução? Não faça isso! Esse é um caminho que criminosos virtuais utilizam para instalar malware e ter o acesso às suas informações.

 

Priorize o PC para acesso às informações sigilosas

Geralmente, PCs têm melhores e mais confiáveis sistemas antivírus. Portanto, ao realizar transações financeiras, compras online ou cadastro em plataformas, prefira utilizar os computadores, já que smartphones, por vezes, impossibilitam a verificação de sites seguros e ainda não contam com programas de segurança tão eficientes como em desktops.

Equipe WEBNET TELECOM.

 

Autor: equipe WEBNET